Guias de turismo de Búzios participam de incursão técnica pela cidade

Em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, a Escola de Turismo CIETH (Centro Integrado de Estudos de Turismo e Hotelaria), realizou uma incursão dos alunos do curso técnico de guia de turismo no dia 21 de novembro. Durante a aula prática, os participantes realizaram visitas técnicas a diversos atrativos turísticos da cidade. As Incursões Técnicas são atividades em roteiros turísticos com acompanhamento dos professores com base na criação de situações de aprendizagem no intuito de elevar a possibilidade de que os alunos tenham contato com experiências que os permitam atingir os objetivos práticos e teóricos. Durante as aulas ou extraclasse.

O evento foi exclusivo para os alunos do curso técnico de Guia de Turismo com Especialização em Atrativos Naturais matriculados no Projeto de Educação Turística CIETH NA SUA CIDADE e contou com apoio da Secretaria de Turismo, Cooperativa de Buggy e da Associação dos Taxistas de Armação de Búzios. Através das Incursões Técnicas os alunos colaboram com a promoção do produto turístico visitado. Muitos alunos após a conclusão do curso técnico de turismo.

De acordo com o secretário de Turismo, Cristiano Marques, essa qualificação é crucial para o desenvolvimento turístico da cidade, uma vez que ele considera os guias como o “cartão postal” da cidade por serem o primeiro contato dos turistas que chegam ao balneário. “A qualificação técnica dos guias de turismo é de suma importância para aprimorar o profissionalismo e mais qualidade receptiva”, disse o secretário.

Para o consultor de turismo, Lincoln Pontual, entre os benefícios dessa capacitação está o de que os guias que trabalham em Búzios estão participando de um curso técnico que é reconhecido pelo Conselho Estadual de educação e Ministério do Turismo e todos serão credenciados e certificados como guias de turismo com Cadastur. Sem contar que poderão apresentar melhor a cultura local e terão mais qualidade em técnicas de abordagem, de vendas e na forma de apresentar a cidade e seus atrativos naturais.

Durante a incursão os guias puderam visitar diversos pontos turísticos, como a Orla Bardot, Rua das Pedras, a Praia Rasa devido a sua importância para a tradição quilombola do município além ainda de prestigiar o turismo náutico e hoteleiro da cidade.

Essa parceria entre o CIETH e a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, tem o objetivo de aprimorar a qualidade técnica do setor turístico da cidade com cursos voltados a rede hoteleira, cursos técnicos de guias de turismo, agenciamento, camareiras e cursos de idiomas.

Sair da versão mobile