Não categorizado

Estado do Rio espera superar marca de 1 milhão de turistas internacionais em 2023

Até o fim deste ano, o estado do Rio de Janeiro deve atingir a marca de 1 milhão de turistas internacionais. Num levantamento da Secretaria Estadual de Turismo, por meio do Ministério do Turismo, os municípios fluminenses atraíram de janeiro a outubro, 948.563 pessoas de fora do país. O número, por si só, já ultrapassa o de todo o ano de 2022, quando o estado recebeu, em 12 meses, 652.962 visitantes estrangeiros.

Somente em outubro, foram 92.918 visitantes, superando o mesmo período em 2019, de 90.370 turistas. É a primeira vez no ano que, numa comparação mês a mês, o período pré-pandemia de Covid-19 é superado.

Os dados são do Ministério do Turismo, com base nas informações da Polícia Federal sobre o ingresso de estrangeiros no país para turismo. De acordo com o levantamento, neste ano, até agora, dos mais de 948 mil visitantes, 59,41% são da América do Sul, seguidos pelos vindos da Europa (22,29%), América do Norte (13,9%), Ásia, (1,99%), Oceania (0,86%) e África (0,24%). A principal forma de entrada foi através de via aérea.

Com aumento da procura do estado do Rio como destino para turistas estrangeiros, a expectativa da secretaria de Turismo é que 2023 supere o total de 2019, que atraiu 1.252.267 turistas de fora do Brasil. Ainda não há o balanço deste mês. Para superar o ano pré-pandemia, é preciso que novembro e dezembro reúnam pouco menos de 304 mil turistas.

Neste ano, até o momento, os meses de verão foram os que receberam mais turistas de fora do Brasil. Em janeiro, foram 136.256 visitantes; em fevereiro, 137.200 turistas; e em março, 128.802.Na expectativa da chegada do verão e do réveillon, uma das principais atrações, em especial na capital, a pasta espera atrair ainda mais visitantes.

— Nós investimos muito, esse ano, na promoção do Rio de Janeiro como destino no mercado internacional. Recuperamos parte dos voos de importantes companhias aéreas, estivemos nas principais feiras de turismo, como a BTL (Lisboa), a Fitur (Madrid) e a ITB (Berlim), e também promovemos encontros com os trades turísticos de Nova York, Lisboa, Londres, Roma e Milão. Podemos dizer que colocamos novamente o Rio de Janeiro na prateleira do turismo internacional — diz o secretário de Estado de Turismo do, Gustavo Tutuca.

O governador Cláudio Castro falou da importância de fomentar o turismo no estado:

— Além do trabalho desenvolvido na capital, ampliamos as atrações e pontos de interesse para visitação no interior, levando emprego e renda para todas as regiões fluminenses. O turismo é imprescindível para nossa recuperação econômica e segue sendo um dos principais pilares do desenvolvimento do estado.

Comparado ao ano passado, 2023 apontou seu crescimento já nos primeiros sete meses, ao bater a marca de 692.799 turistas internacionais. Nos 12 meses de 2022, o estado fluminense recebeu pouco menos de 653 mil visitantes de fora do país.

Créditos: Extra

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo