...
Início » Em agosto, Turismo gerou 2 em cada 10 empregos do setor de serviço

Em agosto, Turismo gerou 2 em cada 10 empregos do setor de serviço

by admin
2 minutes read

03.12.2021_Matéria Maceió.jpg

Crédito: Arquivo MTur

OTurismo nacional segue gerando emprego e renda para os brasileiros. Isso porque, no mês de agosto, o segmento gerou cerca de duas em cada dez novas vagas de empregos do setor de serviços, atividade econômica que mais contratou no período. As informações são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), divulgado nesta quinta-feira (29.09).

As empresas de alojamento e alimentação foram as que mais criaram empregos no mês de agosto no setor. Foram aproximadamente 16,5 mil vagas formais geradas pelos dois segmentos. O saldo foi positivo também para o segmento rodoviário, onde houve a criação de 3,4 mil postos de trabalho. Ao todo, o turismo nacional compreende mais de 50 atividades econômicas que empregam, anualmente, milhões de brasileiros.

Recentemente, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) divulgou também a retomada de mais de 270 milhões de empregos em todo o mundo em 2021. A entidade revelou ainda que o setor gerou mais 18,2 milhões de novos postos de trabalho, alta de 6,7% em relação ao ano anterior. Para a próxima década, a WTTC estima um crescimento médio anual de 5,8% na geração de empregos, que devem totalizar 126 milhões de vagas até 2032.

RECUPERAÇÃO – Em outubro de 2021, o setor de Turismo já havia recuperado as perdas da pandemia com um cenário positivo em quase todo o país. Segundo a pesquisa, na região Norte, contudo, as contratações foram aceleradas somente em 2022 a partir do fortalecimento do turismo de negócios, com destaque para os estados do Amapá (+81%) e Amazonas (+66%).

Já em relação às capitais, os melhores resultados na comparação com 2021 estão em Curitiba/PR (+96%), Macapá/AP (+72%) e São Luís/MA (+66%) cidades que são, ao mesmo tempo, emissoras de turistas de lazer e representantes do segmento de turismo de negócios e eventos. A classificação, segundo a pesquisa, é a combinação propícia para os resultados positivos.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Related Articles