Ícone do site Associacao de Hoteis do Estado do Rio de Janeiro ABIHRJ

Cabo Frio promove “Festival Social” no Charitas na segunda feira (12)

Evento terá exposição de trabalhos confeccionados pelos cadastrados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Prefeitura de Cabo Frio promove na segunda (12), a partir das 14h, na Casa de Cultura Jose de Dome (Charitas), o Festival Social, evento que reúne as principais atividades realizadas em 2022 pelos cadastrados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que são ofertados pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

O evento é uma iniciativa do SCFV, vinculado à Superintendência de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social. O encontro vai contar a exposição “A arte de socializar”, que fica em exibição de 9 a 14 de dezembro, além de apresentação das oficinas de músicas dos assistidos dos Cras.

De acordo com a coordenadora do SCFV, Iara Cardoso, o encontro é um balanço das ações com os assistidos, que vai mostrar como acontece “a atuação dos grupos reflexivos com vivências; a valorização da identidade pessoal e coletiva do grupo e da comunidade no acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer”.

“Todas essas atividades feitas com nossos facilitadores, nas mais variadas áreas, têm por objetivo o desenvolver de novas sociabilidades, de forma a promover a ampliação do universo artístico e cultural dos assistidos. Além disso, visa também estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã”, afirmou Iara.

A mostra “Arte de Socializar” traz para Charitas as obras elaboradas pelos assistidos do Serviço de Convivência, a exemplo de artes desenho, pintura e artesanato, além de fotos do desenvolvimento destas atividades. Os trabalhos foram produzidos em consonância com as atividades realizadas nas oficinas no decorrer do ano.

Atividades do SCFV

Ao longo de 2022, o Serviço de Convivência já proporcionou diversas atividades aos cadastrados, a exemplo da sessão do filme “Pantera Negra – Wakanda Forever”, no Shopping Park Lagos; do circuito de visitação ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart); ao Parque Natural Municipal Dormitório das Garças, à Casa do Bicentenário da Independência e à Fazenda Campos Novos, além da ida ao Circo Robatiny e ao Festival Internacional de Dança de Cabo Frio.

Os assistidos também participaram das oficinas de percussão do Cras do Monte Alegre e Manoel Corrêa e de canto do Cras de Botafogo na Ação Itinerante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comud-PCD).

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

Sair da versão mobile