Ícone do site Associacao de Hoteis do Estado do Rio de Janeiro ABIHRJ

Cabo Frio pode ter primeiro Parque Arqueológico Ambiental

whatsapp image 2022 08 17 at 19 32 49 26130914 Cabo Frio pode ter primeiro Parque Arqueológico Ambiental

Apesar da frustração pela prefeitura de Cabo Frio não ter mandado representantes à audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), para o debate do projeto de ampliação da área de estacionamento do Shopping Park Lagos, na última sexta-feira (12), os ambientalistas da cidade tiveram uma importante vitória nesta quarta (17): agora, o município pode ganhar o primeiro Parque Arqueológico Ambiental.

Após tantas discordâncias, uma sugestão chamou a atenção e agradou a todos. O historiador Elísio Gomes propôs, como medida compensatória à ampliação do shopping, a construção de um “museu ao ar livre” na área que está, atualmente, abandonada nas proximidades do empreendimento e pertence à prefeitura.

Área onde vai ficar o "Parque Arqueológico Ambiental Lina Maria Kneip"  - Reprodução/ instagram
Área onde vai ficar o “Parque Arqueológico Ambiental Lina Maria Kneip”Reprodução/ instagram

Na reunião desta quarta, que aconteceu no Ministério Público Federal – desta vez com representante da prefeitura –, ficou decidido, por unanimidade, a adesão à medida compensatória. Com isso, o município, juntamente ao shopping Park Lagos, tem 15 dias para apresentar a adequação da área por parte do poder executivo e o orçamento estimado por parte do compensador.

A proposta é criar o “Parque Arqueológico Ambiental Lina Maria Kneip” nos moldes do Museu da Ribeira, em Saquarema. Ficou acordado, ainda, que não haverá supressão de vegetação nativa, podendo ser executada apenas a poda de redução de copa das plantas existentes.

Lucas Müller, ambientalista da cidade e representante do gabinete do deputado estadual Flávio Serafini, se demonstrou satisfeito com a decisão. “Uma vitória importante, até que enfim!”, relatou. Além disso, ele afirmou, nas redes sociais, que o shopping Park Lagos se comprometeu a manter 100% das espécies nativas no estacionamento.

Participaram da reunião representantes da prefeitura, do shopping, o Procurador do MPF, Leandro Mitidieri, o vereador Roberto Jesus (MDB), que é representante da Comissão de Meio Ambiente da câmara, o historiador Elísio Gomes e o próprio Lucas Müller.

Fonte: O Dia

Sair da versão mobile