O inverno está chegando e, com a estação mais fria do ano, aumenta a vontade de saborear receitas gastronômicas deliciosas. Por isso, a quinta edição do Festival Gastronômico de Inverno de Maricá vai ser realizada entre os dias 01 e 30/07, em diversos restaurantes da cidade. Nessa terça-feira (13/06), aconteceu o evento de lançamento do festival, em Itaipuaçu.
O 5º Festival Gastronômico de Inverno de Maricá é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Turismo e Promoção e Projetos Especiais, e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
Os restaurantes interessados podem se inscrever até o dia 20/06, no site do Festival (https://
Segundo o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, a expectativa é que essa seja a maior edição. Ele conta que, por enquanto, já são 60 restaurantes inscritos para participar do festival. A perspectiva é que o número total chegue a mais de 100 estabelecimentos.
“Depois do término da pandemia, este é o ano que está consolidando os eventos, então a expectativa é a melhor possível. O Festival de Inverno, que acontece desde 2019, é um grande divisor de águas no projeto gastronômico da cidade e a gente acredita que ele vem para fortalecer ainda mais esse trabalho de promoção e de reflexão sobre a importância de sempre aprimorar o seu serviço. Nós convidamos o público a avaliar os estabelecimentos, desde a segunda edição. Isso é importante para que possamos ampliar e melhorar esse feedback com o estabelecimento participante”, analisa José Alexandre.
O tema desta edição do Festival Gastronômico de Inverno de Maricá é “Pimenta Rosa”, explorando a relação da iguaria com a cidade. O presidente da Rota Maricá de Gastronomia, Marcello Perrone, conta que foi procurado por produtores rurais, que explicaram a importância do ingrediente para Maricá.
“A pimenta rosa é um produto típico da região, que se encontra com muita facilidade em Maricá. E também é um ingrediente que tem grande versatilidade, vai muito bem com os doces, carnes, peixes, massas, bebidas, etc. Então, a ideia é que a gente comece a trabalhar a pimenta rosa no município. Assim, ajuda o pequeno produtor, faz a economia circular na cidade, e conseguimos aproveitar um ingrediente maravilhoso, que tem um perfume e um sabor único. O objetivo é que a gente crie pratos que tenham o DNA da gastronomia de Maricá”, explicou Marcello.
Receitas exclusivas
“É importante participar desses eventos para expandir a nossa divulgação. Eu amo trabalhar com gastronomia. Por isso, desejo que a nossa cozinha – não apenas a do ChurrasKing, mas do município – seja conhecida nacionalmente. E a cidade está preocupada em divulgar a gastronomia de Maricá, esses festivais ajudam a atrair turistas para conhecer nossos estabelecimentos”, afirmou Fabão.
O evento tem o apoio do Maricá Convention & Visitors Bureau, da Rota Maricá de Gastronomia e Hotelaria e da Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM).
Serviço:
De 01 a 30/07. O guia completo estará disponível em: https://