Cidades Costa Verde - RJ

ITAGUAÍ (RJ): O guia completo da cidade! O que fazer, onde ir e história.

 

ITAGUAÍ – Rio de Janeiro

SOBRE A CIDADE DE ITAGUAÍ

Sua rica região costeira é formada por belas ilhas e recantos incríveis, de grande beleza natural. Além dos atrativos da costa marítima, Itaguaí possui serras com cachoeiras e trilhas onde é possível conhecer e se encantar com a variada fauna e flora da Mata Atlântica.

Portal de entrada para a Costa Verde, Itaguaí desponta atualmente como uma das mais promissoras cidades do Rio de Janeiro. Com mais de cento e dez mil habitantes, esta bela cidade está a pouco mais de uma hora do centro da capital fluminense. E claro, esconde raras belezas naturais, algumas delas pouquíssimo exploradas.

Coroa Grande é o ponto de partida para as Ilhas Tropicais, são praias muito acolhedoras que mostram todo o potencial para o Turismo de Sol e Mar. Em Coroa Grande, o Réveillon é disputadíssimo devido a sua queima de fogos.

Já a bucólica Ilha da Madeira, pescadores e outros amantes dos esportes náuticos, a visitam para desfrutar da oportunidade de se fazerem ao mar, principalmente rumo a Ilha de Itacuruçá e sua porção de Itaguaí e algumas praias como Sapinhoera, Bica, Leste, Boi e Quatiquara.

A Ilha de Itacuruçá ocupa uma parte do arquipélago da Baía de Sepetiba com águas verde-esmeralda em meio a áreas de preservação permanente. Possui hotéis, pousadas e alguns restaurantes. A Ilha é dividida entre o município de Mangaratiba e Itaguaí. Possui mais de 10 milhões de metros quadrados e 20 quilômetros de perímetro. Outra ilha bastante visitada é a Ilha dos Martins, local importante para paradas com banho de mar e visita às Praias do Funil, Leste e do Sul.

Precisamente em Coroa Grande, junto a serra de mesmo nome, estão localizadas duas belas cachoeiras, Itimirim e Itinguçú. São muito visitadas, principalmente por amantes da aventura, fazendo rapel ou simplesmente banhando-se nos vários poções. Temos ainda a cachoeira do Bicão e seus restaurantes, com acesso pela rodovia Rio-Santos.

O bairro de raiz da Serra, importante cenário agrícola, já encontrou o apogeu da sua produção com monoculturas como o quiabo, aipim, banana, goiaba e coco. O Bairro está cravado entre dois belos morros, um deles dentro do Parque Estadual Cunhambebe. Este fato é interessante, pois de lá se pode ir caminhando para Muriqui, numa belíssima caminhada ecológica, num trekking de 7 horas, chegando às cachoeiras de lá ou até mesmo, pegar outra estada para a Fazenda Rubião e ir para a Serra do Piloto em Mangaratiba.

Rica em corredeiras de vários níveis, ideal apenas para o banho, o Vale do Mazomba está se organizando para vários eventos voltados para o Turismo Rural onde todos os sabores das culinárias regionais possam ser apreciados.

De lá, é possível chegar à Rota da Independência pela linda Estrada das Palmeiras, passando por vários sítios, um deles por acaso realiza todos os anos a famosa Festa do Aipim, evento regional anual. A estrada das Palmeiras fica localizada entre o Vale do Mazomba e Raiz da Serra, sendo ideal para prática de Motocross, passeios de Jipe e caminhadas ecológicas.

Localizada no interior da cidade, o Bairro conhecido como Raiz da Serra abriga uma famosa estrada com calçamento em estilo pé-de-moleque, construída pelos padres jesuítas a mais de 300 anos. São 8 quilômetros de estrada sinuosa, subindo a Serra da Calçada, fazendo limite com o município de Piraí. Por lá passou Dom Pedro I rumo a São Paulo para o famoso Grito da Independência em agosto de 1822.

No seu retorno, deixou uma histórica e bela inscrição em letras de bronze numa rocha conhecida como Pedra de Santo Antônio.

Outro belo ponto para caminhadas ecológicas é o Mirante do Imperador, com seus 628 metros de Altitude, ideal para o rapel e uma vista de tirar o fôlego.

Nesta proximidade você também encontra um centro hípico conhecido como Clube do Cavalo que também possui um local de pouso de alguns esportistas do voo livre.

Conheça Itaguaí, fica a dica!!

FOTOS DE ITAGUAÍ (RJ):

 
 
 
 
 
 

PREVISÃO DO TEMPO PARA ITAGUAÍ (RJ)


 
Conheça também: 

 

Você também pode gostar:

NOVA FRIBURGO: O guia completo da cidade!

admin

ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (RJ) : O guia completo da cidade!

admin

MANGARATIBA: O guia completo da cidade!

admin

Deixe um comentário