ABIH-RJ – Associação de Hotéis do Rio de Janeiro
CidadesCosta do SolCosta do Sol - RJ

ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (RJ) : O guia completo da cidade!

SOBRE A CIDADE 

Armação dos Búzios (RJ): A linda vila de pescadores que seduziu Brigitte Bardot na década de 1960, ainda guarda lembranças daquela época e mantém o encanto das belezas naturais e com praias praticamente intactas. São 20 praias para escolher entre passeios de barco, mergulho, pescarias, caminhadas ecológicas e surfe. A cidade tem a famosa rua das Pedras, uma das mais movimentadas durante a noite, um glamour a parte e nela há opções de compras e gastronomia variadas. Aliás a culinária buziana é um luxo! Seja pelos quitutes de seus bistrôs, creperias ou principalmente os restaurantes especializados na gastronomia de frutos do mar.


A região ainda tem opções de visitas ao vasto patrimônio histórico e cultural com exemplares arquitetônicos. A proximidade com o Rio de Janeiro, 165km de distância, e o clima estável durante todo o ano, com pouca variação de temperatura são motivos para um fluxo constante de turistas durante o ano todo.


A badalada vida noturna de Búzios é um sucesso! Seja nas boates tradicionais ou mesmo nas áreas abertas das luxuosas pousadas, fazem do lugar um paraíso da diversão e da paquera.
Os meios de hospedagem dispensam comentários.


Armação dos Búzios por ter um território praticamente dentro do mar também possui um dos melhores ventos para prática de esportes náuticos ou mesmo os radicais como skysurf.


Você não pode deixar de visitar essa linda cidade, com certeza vai se apaixonar e querer voltar!

HISTÓRIA DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (RJ)

O pioneiro nome de batismo português da península foi “ponta dos búzios”, devido a presença de numerosas conchas de moluscos gastrópodes em suas praias. Com a construção da Armação das Baleias de Búzios, o estabelecimento comercial, passa a topônimo substituto do original, incorporando o vocábulo composto “Armação dos Búzios”. Estas conchas eram utilizadas como adorno e como buzina, nos tempos primitivos anunciavam os combates e, até o ano de 1965, ainda podiam ser ouvido o som das buzinas, dos vendedores de peixe, anunciando a mercadoria fresca pelas ruas da península.

 

A precária presença portuguesa em Búzios favoreceu a estadia episódica de embarcações francesas e inglesas no porto da península. O ancoradouro fronteiro à Ilha do Caboclo, serviu como apoio terrestre as longas viagens transoceânicas, base naval de pirataria contra a navegação portuguesa e espanhola, e tráfico de pau-brasil que se fazia com a ajuda de jesuítas e índios catequizados.

Durante a década de 1950, a praia da Armação foi o sítio preferencial das primeiras residências de veraneio, visto que algumas famílias da burguesia brasileira e francesa – atraídas pela geografia paradisíaca, exuberância da caça submarina e proximidade relativa da cidade do Rio de Janeiro -, herdaram ou compraram e reformaram os antigos imóveis senhoriais da enseada portuária. A praia de Manguinhos foi o sítio preferencial das primeiras construções de veraneio, levantadas no precursor loteamento de Luis Reis e Jackon Sampaio.

No entanto, a transformação do povoado começou em 1964, com a temporada de férias da atriz Brigitte Bardot e seu namorado brasileiro. A presença em Búzios da mais famosa estrela do cinema francês foi noticiada exaustivamente pelos meios de comunicação nacionais e internacionais, dando impulso definitivo àquele que seria considerado um dos balneários mais charmosos do mundo, que passa a ser frequentado, especialmente por franceses e argentino.

À época, os buzianos entenderam que a superação do grave momento histórico favorecia a luta radical pelo desenvolvimento sócio-econômico sustentável sem a intermediação cabofriense. Empolgados com o processo libertário cabista, começaram a fazer proselitismo em busca da emancipação política-administrativa do 3º distrito.

O governo de 1989-1992 ultrapassou qualquer previsão pessimista. O movimento emancipacionista então renasceu e passou a ser financiado por Umberto Modiano, dono da “Marina Porto Búzios” e do “Hotel Nas Rocas”. Logo diversas lideranças comunitárias e políticas de Armação dos Búzios reuniram as assinaturas necessárias para iniciar o processo de libertação distrital na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

O ano de 1992 revelava-se decisivo para a pretensão libertária do 3º distrito. Todos, esperavam que o novo prefeito eleito cumprisse a promessa de campanha: aguardar o fim da ação no Supremo Tribunal Federal e, caso a sentença fosse desfavorável aos impetrantes, no outro dia.

Em 1995, as administrações cabofriense e fluminense, respectivamente, representadas pelo prefeito José Bonifácio e pelo deputado Alair Corrêa – em nome do governador Marcelo Alencar e como líder situacionista na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, marcou-se a data do plebiscito para os eleitores buzianos decidirem a questão separatista. No dia decisivo, os cidadãos compareceram de forma ordeira e maciça às urnas, consagrando o “sim” que emancipava Armação dos Búzios de Cabo Frio e depois festejando a noite inteira. Desde então, a confraternização comunitária cedeu lugar à articulação política até a escolha do prefeito, vice-prefeito e vereadores do novo município brasileiro.

Fonte: Prefeitura de Búzios

FOTOS DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (RJ):

 


 
 

 
O QUE FAZER EM ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (RJ)

 

1 – Praia da Ferradurinha
O que fazer em Búzios RJ: 10 Melhores Pontos Turísticos
A Praia da Ferradurinha é considerada por muitos a melhor praia de Búzios

 

2 – Orla Bardot
O que fazer em Búzios RJ: Onde Ficar - Dicas de Hotéis e Pousadas
A Orla Bardot é um dos passeios obrigatórios em Búzios e totalmente gratuito
 
3 – Praia de João Fernandes
O que fazer em Búzios RJ: 10 Melhores Pontos Turísticos
Praia de João Fernandes, em Búzios: mar tranquilo e visual paradisíaco
 
4 – Praia Brava – Beach Club
O que fazer em Búzios RJ: 10 Melhores Pontos Turísticos
Visual da Praia Brava a partir de um dos beach clubs encontrados por lá

 

5 – Roteiro pelas Praias Selvagens de Búzios
O que fazer em Búzios RJ: 10 Melhores Pontos Turísticos
Para quem busca praias mais tranquilas e selvagens, a Praia do Forno é um paraíso a ser descoberto
 
6 – Praia dos Ossos
O que fazer em Búzios RJ: 10 Melhores Pontos Turísticos
Essa praia bucólica muitas vezes é vista somente como passagem, mas também é um lugar super charmoso e tranquilo

 

7 – Porto da Barra
O que fazer em Búzios RJ: 10 Melhores Pontos Turísticos
Além do complexo gastronômico, o pôr do sol no Porto da Barra é imperdível

 

8 – Praia de Geribá

O que fazer em Búzios RJ: 10 Melhores Pontos Turísticos
A Praia de Geribá é uma das maiores e mais movimentadas de Búzios

 

9 – Praia Azeda e Azedinha
O que fazer em Búzios RJ: 10 Melhores Pontos Turísticos
A Praia da Azeda tem o mar super tranquilo e cristalino e fica pertinho do centro de Búzios

 

10 – Rua das Pedras
O que fazer em Búzios RJ: 10 Melhores Pontos Turísticos
Travessa dos Arcos, uma das galerias ao ar livre encontradas na Rua das Pedras

 

Outras Praias e Pontos Turísticos:

  • Praia da Foca
  • Praia da Tartaruga
  • Praia de Tucuns
  • Praia Olho de Boi
  • Praia de João Fernandinho
  • Praia da Ferradura
  • Praia de João Fernandes
  • Ponta da Lagoinha
  • Ponta do Pai Vitório
  • Praia da Armação
  • Mirante do Forno
  • Mirante João Fernandes
  • Praia da Foca

 

  • VÍDEOS DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (RJ) 


PREVISÃO DO TEMPO PARA A PRÓXIMA SEMANA


 

LEIA TAMBÉM: CASIMIRO DE ABREU (RJ): O GUIA COMPLETO DA CIDADE! 

Newsletter | Receba conteúdos por e-mail com exclusividade

* indicates required

Notícias relacionadas

SÃO PEDRO DE ALDEIA (RJ): O guia completo da cidade!

admin

Praia de Geribá

admin

ARARUAMA (RJ): O guia completo da cidade!

admin

Leave a Comment

ABIH-RJ - Associação de Hotéis do Rio de Janeiro Deseja receber notificações com as últimas notícias e atualizações?
Dismiss
Allow Notifications