Destinos

Conheça a Região das Agulhas Negras

Composta pelos municípios de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real, a região das Agulhas Negras combina uma vegetação exuberante, cachoeiras e recantos paradisíacos com um importante conjunto de formações rochosas. Destaque natural da região, o Pico das Agulhas Negras é o ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro, com 2.789 metros de altitude. Localizado no coração do Parque Nacional do Itatiaia, o conjunto de montanhas integra um circuito muito procurado por montanhistas e adeptos do ecoturismo. Para quem procura descanso e boa gastronomia, Penedo é a melhor opção. A pequena cidade, de colonização Finlandesa, guarda a herança da culinária e da dança, um diferencial da região. Outra localidade que merece destaque é Visconde de Mauá. Famosa por ter sido retiro de hippies nas décadas de 80 e 90, é um verdadeiro paraíso para quem gosta de cachoeiras e caminhadas.

RESENDE:

Este município está localizado a 160 km do Rio de Janeiro com acesso pela estrada BR-116 (Dutra), que liga o Rio de Janeiro a São Paulo. Resende é uma das mais belas cidades turísticas da Região das Agulhas Negras, no sul do Estado do Rio. A relevância histórica desta cidade está associada aos ciclos de mineração e do café nos séculos XVIII e XIX. Encravada na Serra da Mantiqueira, oferece aos visitantes, além de um rico patrimônio natural, um precioso acervo arquitetônico e cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN): todo este acervo pode ser encontrado na Fazenda do Castelo, que conserva azulejos portugueses e mármores, na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, na Igreja Matriz ou no Palacete que abrigou a Princesa Isabel e o Conde D´Eu durante estadia na cidade.

VISCONDE DE MAUÁ:

Visconde de Mauá é uma região de belezas naturais, cachoeiras e rios cristalinos. Com colonização alemã, paisagem alpina e cachoeiras, este cenário é esplêndido para a prática de esportes como o voo livre, canoagem, trilhas e mountain-bike.  O cidade ainda oferece aos visitantes uma rede hoteleira atuante, com restaurantes que variam da comida caseira à tradicional.

ITATIAIA:

O município de Itatiaia abriga a principal atração da região, o Parque Nacional do Itatiaia. A cidade tem ótima estrutura turística, incluindo inúmeros hotéis e restaurantes. Seu topônimo indígena – itatiaia significa “penhasco cheio pontas” – indica o panorama serrano da cidade, valorizado pela riqueza hidrográfica e cachoeiras dos arredores. Nas regiões mais baixas, impõem árvores de grande porte e a rica fauna da Mata Atlântica.

PENEDO:

Distrito de Itatiaia, Penedo expressa desde os detalhes arquitetônicos e na cultura local a forte presença da colônia finlandesa. O turismo é a verdadeira vocação de Penedo. Possui uma boa rede de hotéis e restaurantes para receber bem todos os visitantes. Os principais atrativos turísticos são: Casa do Papai Noel e Pequena Finlândia.

QUATIS:

Quatis é um município situado no sul do Estado do Rio de Janeiro e oferece aos visitantes hotéis-fazenda, cachoeiras e turismo rural. É um lugar tranquilo, de natureza exuberante, destacando-se os quatis, animais que dão nome ao município. As festas são animadas e tradicionais. A Feira da Roça, que acontece todo segundo e quarto domingos do mês, oferece aos seus visitantes, comidas típicas feitas no fogão à lenha, produtos da roça, artesanatos e muito forró.

PORTO REAL:

A origem do nome de Porto Real está associada à constante presença da Família Real, que costumava fazer uma parada no lugarejo durante suas viagens de verão. A importância turística desta cidade também é atrelada à tradição da cultura italiana trazida há mais de cem anos pelos imigrantes italianos que fizeram deste local a 1ª colônia italiana do Brasil, sempre presente nas festas típicas da cidade.

Créditos: Ministério do Turismo

Você também pode gostar:

Conheça a Região da Costa Doce

admin

CARAPEBUS: O guia completo da cidade!

admin

VALE DO CAFÉ (RJ): Confira o guia completo da região!

admin

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com