Caminhos Coloniais - RJ Destinos

Conheça a Região Caminhos Coloniais (RJ): Guia completo e muito mais!

caminhos coloniais rj

Conheça a Região Caminhos Coloniais (RJ)

A Região Turística Caminhos Coloniais está localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, na divisa com Minas Gerais e é composta pelos municípios de Areal, Três Rios, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian e São José do Vale do Rio Preto. Essa região é muito rica em belezas naturais e histórico-culturais.

Areal (Caminhos Coloniais – RJ)

O município de Areal leva esse nome devido à pequena praia de areia que se forma às margens do Rio Preto. No final do século XVII, os exploradores que vinham de Minas Gerais passavam por essa praia, que se tornou um ponto de referência para quem viajava por essa região. A cidade ainda tem como atrativos históricos, a estação de trem de Alberto Torres, que foi inaugurada em 1866 e desativada em 1964. Hoje a estação de trem, que tem sua arquitetura preservada, abriga uma biblioteca. Outro importante atrativo da cidade é a Ponte de Santana com belíssima arquitetura e a Capela Nossa Senhora do Carmo que possui características da arquitetura neocolonial.

Três Rios (Caminhos Coloniais – RJ)

Três Rios é uma cidade que se emancipou de Paraíba do Sul, e em meio a vales morros e rios, tem como principal atrativo turístico o encontro dos Rios Paraíba do Sul, Piabanha e Paraibuna que são muito procurados para a prática de esportes radicais como, rapel, tirolesa e rafting. Lá também há atrativos históricos com a arquitetura preservada, como a Casa de Cultura, a Casa de Pedra, a Capela de Nossa Senhora da Piedade, a Fazenda Bem Posta, Fazenda São Lourenço e a Ponte das Graças.

Sapucaia (Caminhos Coloniais – RJ)

Dentre os atrativos de Sapucaia podemos destacar o Balneário Três Quedas pela sua beleza natural, com grande área verde de Mata Atlântica. Já na parte histórica podemos destacar a Fazenda Lordello que foi construída no começo do século XIX, com estilo Mourisco, serviu como cenário para novelas e filmes.

Comendador Levy Gasparian (Caminhos Coloniais – RJ)

A cidade de Comendador Levy Gasparian foi distrito de Três Rios. Hoje emancipada é conhecida por ter importante participação na história do Brasil Colônia com a abertura do Caminho Novo entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Igreja de Mont Serrat com a arquitetura neogótica e o cemitério dos Barões completam o circuito histórico da cidade.

São José do Vale do Rio Preto (Caminhos Coloniais – RJ)

O município é cortado pelo Rio Preto. O relevo acidentado de São José do Vale do Rio Preto é ideal para a prática de esportes radicais, como montanhismo e rafting. A cidade ainda conta com três principais áreas de preservação, sendo elas a Serra do Taquaruçu (Araponga), Serra da Maravilha e Pedra das Flores (Serra do Capim).

A Igreja matriz em estilo colonial é cercada por casario antigo, pertencente às famílias tradicionais riopretanas. As terras onde o templo em homenagem a São José foi construído faziam parte de sesmaria de Domingos Lopes de Carvalho que, em 1822, depois da construção, doou o terreno à igreja. A jurisdição da paróquia chegou a abranger as terras que hoje correspondem aos municípios de Petrópolis, Areal, Três Rios, Sapucaia, Sumidouro, Duas Barras, Nova Friburgo e Teresópolis.

O município possui onze fazendas históricas que guardam parte da história da região. Bela Esperança, Bela Vista, Belém, Bela Ribas, Boa Vista, do Calçado, do Castelo, de Águas Claras, São João do Paquetá, Sossego e Valverde.

A Belém, a de Águas Claras e a Bela Esperança tiveram os primeiros telefones do país e são exemplos da nobreza latifundiária, beneficiada pelos ciclos do ouro e do café.

Créditos: SESC


Conheça também:

Você também pode gostar:

SERRA VERDE IMPERIAL (RJ): Conheça o Guia completo da região!

admin

CARAPEBUS: O guia completo da cidade!

admin

Conheça a Região das Agulhas Negras

admin

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com