Cidades

VALENÇA: O guia completo da cidade!

PREVISÃO DO TEMPO PARA A PRÓXIMA SEMANA

VALENÇA – Rio de Janeiro

SOBRE A CIDADE

Em Valença, o passado ligado ao apogeu cultural do Ciclo do Café está intacto.

O querido município de Valença encontra-se a apenas 01:30 hs do centro do Rio de Janeiro, a estrada de acesso está em boas condições e o roteiro turístico que passamos a relatar será de grande valia para você se programar para conhecer esse importante município indutor de turismo do Estado do Rio de Janeiro.

Com várias propriedades de arquitetura colonial ainda preservadas. São casarios, igrejas, parques, jardins e fazendas que contam um pouco do dia-a-dia dos personagens que viviam na região. O Jardim Glaziou, a Fundação Cultural Lea Pentagna e os monumentos históricos com arquitetura do século XIX contam outra parte dessa história.
Valença é a cidade sede do município tendo ainda mais 5 Distritos, Conservatória, Santa Isabel, Pentágna, Parapeúna e Juparanã, com distância média de 5 km entre eles.
É um município com grande potencial voltado para o ecoturismo, cheia de cultura e com várias Fazendas do Ciclo do Café.
Fica em seus Distritos os principais atrativos desse município, com destaque para Conservatória a cidade Oficial das Serestas no Brasil.
Conservatória possui um ótimo clima e sua economia baseia-se na agropecuária e no turismo.
Conservatória, por ser um local de tradição em serestas e serenatas, tem na maioria de suas casas, afixadas na fachada principal, uma placa com o nome e autoria de uma música de seresta, escolhida pelo próprio morador. Esta placa é colocada durante à noite, com uma cerimônia que começa com a saída dos seresteiros do Museu à casa, cantando pelas ruas músicas de serenata. Enquanto a placa é colocada, canta-se a música. Depois os seresteiros e visitantes entram casa adentro e são recepcionados pelo dono com coquetel e festa.
Lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro turístico são as pracinhas, a locomotiva, o Túnel Maria Komaid Nossar (o Túnel que chora), a ponte dos Arcos, o Balneário João Raposo de Melo (cachoeira da Índia), a bela Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu Sacro, O museu da seresta e da Serenata, O Museu dos 4 Artistas (Museu Silvio Caldas, Gilberto Alves, Nelson Gonçalves e Guilherme Brito), museu Vicente Celestino e casa de cultura de Conservatória.
Acha pouco? Ainda temos as magníficas fazendas históricas que podem ser visitadas e serão recebidos pelos seus proprietários com a maior das hospitalidades já conhecidas.
Não podemos deixar de falar do mirante da Serra da Beleza, esse ponto turístico fica bem na divisa entre Conservatória e Santa Isabel, outro belo Distrito do Município de Valença.
Em Santa Isabel continuamos a nossa maratona de belos lugares a serem visitados, tais como a igreja matriz de Santa Isabel do Rio Preto, o Quilombo São José da Serra, o pico do Cavalo Russo, a estação ferroviária e o túnel do capoeirão fazem ter folego para conhecermos tudo.
Em Pentágna, podemos conhecer a bela cachoeira do Rio Bonito, a estação ferroviária de Pentágna e a Igreja de São Sebastião do rio bonito.
Já em Parapeúna, para nossa alegria continuamos com um roteiro digamos encorpado, pois não podemos deixar de fora a bela igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus, a Estação Margarida Maria Leite datada de 1880 e a Fazenda São Fernando que vale a pena conferir.
Ainda em Valença temos o Distrito de Barão de Juparanã, nele podemos visitar a estação de Juparanã, a igreja de Nossa Senhora do Patrocínio e até mesmo a ponte Rodoferroviária que valerá boas fotos. Ainda nesse Distrito podemos visitar a Fazenda de Santa Mônica e a Fazenda Monte Scylene.
As inúmeras fazendas de norte a sul nesse município traduzem uma peculiaridade maravilhosa, expondo uma cultura sem igual, onde faz qualquer turista se apaixonar pelo lugar.
Vale lembrar que as inúmeras pousadas aconchegantes e os inúmeros hotéis fazendas complementam o turismo local para o conforto dos visitantes.

Visite Valença, você não irá se arrepender!!!

FOTOS DE VALENÇA:

O QUE FAZER EM VALENÇA:

Em breve!

Você também pode gostar:

MACAÉ: O guia completo da cidade!

admin

ANGRA DOS REIS RJ: O guia completo da cidade: O que fazer e onde ir

admin

PARATY: O guia completo da cidade!

admin

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com