PETRÓPOLIS (RJ): O guia completo da cidade! O que fazer, fotos, videos, onde ir e muito mais!
Tabela de conteúdos
SOBRE A CIDADE DE PETRÓPOLIS (RJ)
Petrópolis (RJ) é uma cidade localizada na Serra dos Órgãos, a 810 metros de altitude em meio à Mata Atlântica e apenas a 60 km do Rio de Janeiro pela BR-040, Petrópolis foi fundada pelo Imperador Dom Pedro II. A História de Petrópolis, com muitos capítulos da História do Brasil, está preservada nos palácios onde a Família Imperial passava praticamente metade do ano.
A cidade também foi Capital Federal de 1894 a 1903 e se tornou residência de verão dos presidentes da República. Com os seus imponentes palacetes e monumentos somam-se a uma grande herança cultural e histórica.
Entre seus pontos turísticos merecem destaque o Museu Imperial, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal e a Casa de Santos Dumont. Hoje, a Cidade Imperial tornou-se reduto de artistas, intelectuais e famosos, sendo um dos principais pólos turísticos do país.
O seu orquidário é um charme a parte, a hospitalidade local e o clima traduzem uma cidade com um requinte especial.
O luxo e as badaladas noites de Petrópolis fazem dessa cidade um ótimo local para festas grandiosas, realmente uma cidade diferenciada!!
Vale conferir os seus magníficos restaurantes, localizado nos interiores das charmosas pousadas Petropolitanas, podendo inclusive fazer as refeições ao ar livre em meio a exuberante natureza.
HISTÓRIA DE PETRÓPOLIS (RJ)
A Serra da Estrela, onde se encontra Petrópolis, era praticamente desconhecida pelos colonizadores portugueses nos primeiros 200 anos de colonização, salvo por alguma expedição exploratória para tomar posse de sesmarias. Isso se devia ao enorme paredão montanhoso de mais de 1000m de altura que tinha que ser vencido para se chegar até lá; e também pela presença dos bravios índios Coroados que habitavam serra acima. Ali não havia atividade econômica.
Somente quando os bandeirantes paulistas descobriram ouro nas Minas Gerais é que foi aberto o Caminho Novo, em 1704, para facilitar a viagem até as vilas mineradoras. O caminho era “novo” porque havia um outro, o “velho”, a variante do Caminho Novo, passando pelo alto da serra onde hoje está nossa cidade desde meados dos anos 1600, muito longo e de difícil trânsito, aberto pelos próprios bandeirantes, constituído de trilhas e picadas até as minas de ouro.
É impossível pensar Petrópolis, Juiz de Fora, Barbacena, São João Del Rei e Ouro Preto sem antes pensar o Caminho Novo. Também não dá para entender Petrópolis sem a subida da Serra Velha, por onde vieram os nossos pioneiros colonizadores. Conhecer esses caminhos é conhecer 300 anos da nossa história.
A fundação da cidade de Petrópolis está intimamente ligada ao Imperador D. Pedro I e ao Pe. Correia. Desde que o Imperador pernoitou na fazenda do padre, de passagem pelo Caminho do Ouro que o levaria às Minas Gerais, ficou encantado com a exuberância e amenidade do clima. Foi seu desejo, então, adquirir a propriedade para seu uso e, em especial, para o tratamento de sua filha, Princesa Dona Paula Mariana, de cinco anos, sempre muito doente e que se recuperou bem quando lá esteve.Fonte: Prefeitura de Petrópolis
FOTOS DE PETRÓPOLIS (RJ)
VÍDEOS DE PETRÓPOLIS (RJ)
O QUE FAZER / ONDE IR / PONTOS TURÍSTICOS EM PETRÓPOLIS (RJ):
- Catedral de São Pedro de Alcântara
- Museu Imperial
- Palácio de Cristal
- Cervejaria Bohemia
- Avenida Koeler
- Casa Santos Dumont
- Casa do Colono
- Casa Stefan Zweig
- Palácio Quitandinha
- Parque Nacional da Serra dos Órgãos
- Casa da Ipiranga e Restaurante Bordeaux
- Casa do Alemão
- Rua Teresa e 16 de Março
- Feirinha de Itaipava
PREVISÃO DO TEMPO PARA A PRÓXIMA SEMANA EM ANGRA DOS REIS (RJ)
Conheça também: