Blog

Vassouras retoma projeto “Visita nas Fazendas “

202020 1 300x201 1 1 Vassouras retoma projeto “Visita nas Fazendas “
Sede da São Fernando, em Vassouras, primeira propriedade visitada na retomada do projeto “Visita nas Fazendas” (foto: Instituto Cultural Cidade Viva)

Vassouras retomou o projeto “Visita nas Fazendas”. Primeira propriedade visitada foi a histórica São Fernando, uma das joias do Ciclo do Café no Vale

A Prefeitura de Vassouras retomou o projeto “Vista nas Fazendas”. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a iniciativa vai levar moradores e turistas para conhecer as históricas propriedades rurais da cidade do Valé do Café do Rio de Janeiro A primeira visita realizada às fazendas neste final de semana foi na São Fernando

Fundada no início do século XIX, a São Fernando foi uma grande produtora de café e viveu o apogeu do ciclo cafeeiro no século XIX, com destaque para a produção do grão, criação de gado leiteiro e fábrica de laticínios. Registros indicam que em 1939 a fazenda já produzia manteiga de alta qualidade pela Usina de Beneficiamento do Leite da Cooperativa Agropecuária de São Fernando Ltda.

​Com 100 alqueires, a Fazenda foi restaurada por seu atual proprietário, Ronaldo Cezar Coelho, que fundou o Instituto São Fernando em 2001. A bela sede retomou suas características originais, influenciadas pelo estilo neoclássico, e toda a história da propriedade foi recuperada.

A partir desse renascimento, a São Fernando foi pioneira na utilização de propriedades rurais como atrações turística na região. Além da preservação do patrimônio histórico, a Fazenda promove programas de cunho social, educacional e ecológico, como o reflorestamento da Mata Atlântica.

Atualmente, a fazenda conta com mais de 20 parceiros de vários setores da economia, possibilitando uma variedade para os negócios e permitindo o seu desenvolvimento. Nos próximos dias, a Prefeitura irá anunciar a propriedade a ser visitada na edição de maio do projeto.

Fonte: Diario do Porto

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo