Parte da história do Brasil, a rodovia União e Indústria, que permite a ligação de Petrópolis (RJ) à capital Rio de Janeiro e a Juiz de Fora (MG), tem um novo trecho recuperado pelo Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT). Nesta segunda-feira (28), foram entregues à população local 4,5 quilômetros restaurados, o que facilitará a chegada de turistas ao município fluminense.
Para recuperar o trecho, foram feitos serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e instalação de equipamentos de segurança viária, como defensas metálicas e sinalização. Estão sendo investidos cerca de R$ 43 milhões na restauração de 24,7 quilômetros entre o Trevo de Acesso ao município de Petrópolis e o acesso ao distrito de Pedro do Rio. No início deste ano, foram entregues à população 6,5 quilômetros, e a previsão da entrega total é 2022.
Conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis fica na região metropolitana do Rio de Janeiro e tem no turismo histórico e cultural uma das principais atividades econômicas. Na época do verão, virava a sede do governo brasileiro, já que toda a corte de Dom Pedro II se mudava para a cidade. Na economia, também merecem destaque as fábricas de cerveja e de chocolate instaladas no município.
Além de ser importante para o desenvolvimento econômico da região, a União e Indústria foi um marco da engenharia. A estrada foi a primeira rodovia pavimentada da América Latina, construída no século 19 e inaugurada por Dom Pedro II. Implantada com a mão de obra de colonos alemães, a estrada foi executada com revestimento de macadame – a pista era composta por pequenas pedras, comprimidas de forma a encaixarem-se umas nas outras.
Com informações do Ministério da Infraestrutura