Novo Centro de Comando e Controle do 31º BPM reforça segurança na Zona Sudoeste

A segurança na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro foi reforçada com a inauguração, no dia 6 de novembro, de um novo Centro de Comando e Controle no 31º BPM, no Recreio, equipado com tecnologia de ponta, iniciativa da Fecomércio RJ, em parceria com empresários.
A estrutura conta com Sala de Monitoramento, Sala de Crise e uma Seção de Planejamento Operacional, além de um sistema de câmeras com reconhecimento facial e leitura automática de placas de veículos. O equipamento permitirá o monitoramento 24 horas por dia das principais vias de Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena.
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, comemorou a iniciativa. “Esta sala vai incrementar a segurança na região, fator essencial para o desenvolvimento do turismo. Esse é um bom exemplo dos resultados que podem ser alcançados pelas parcerias entre iniciativa privada e poder público”.
Para o Coronel Antônio Ludogero, comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com tecnologia de ponta e integração inédita, o novo Centro de Comando e Controle permite que os policiais tenham uma visão completa e em tempo real de toda a região. São mais de 5 mil câmeras do Governo do Estado, da Prefeitura e de parceiros do 190 Integrado, compartilhando imagens diretamente com a Corporação. “Esse poder de monitoramento transforma a capacidade de resposta do batalhão e amplia a prevenção de crimes”, disse.
Ludogero explicou que o Centro atua no acompanhamento permanente das principais vias, no controle do policiamento implantado, na gestão de grandes eventos e na vigilância dos 27 km de orla marítima, além de apoiar operações estratégicas e decisões imediatas em situações de emergência. “Com essa estrutura moderna, o 31º BPM reforça o compromisso de proteger moradores, trabalhadores e visitantes, elevando a eficiência operacional e proporcionando mais segurança para toda a Zona Sudoeste”.



