MTur apresenta ao trade nova funcionalidade do Cadastur para evitar fraudes
O Ministério do Turismo apresentou oficialmente a nova funcionalidade do Cadastur, que deve ajudar a evitar fraudes na comercialização de produtos e serviços turísticos por meio das mídias sociais. Lançado na última quinta-feira (1), o campo “Redes Sociais” permite a inclusão dos perfis oficiais de agências de turismo e dos meios de hospedagens, como o Instagram, Facebook e o Twitter no sistema.
A iniciativa dará aos turistas a opção de conferir no site do Cadastur se aquela rede social é a oficial da empresa e fornecerá subsídios para desativação de perfis falsos. “Este é um importante avanço que estamos dando para evitar fraudes neste setor, que já foi tão impactado pela pandemia. A nossa expectativa é de que com esta ação, possamos validar a autenticidade dos perfis de empreendimentos turísticos e evitar falsas contratações de serviços”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado.
Representantes do trade turístico têm registrado a incidência, cada vez maior, da criação de perfis falsos de empresas de turismo. Agora, antes de adquirir qualquer serviço ou produto turístico de forma online, os turistas poderão conferir no site do Cadastur se aquela rede social é a oficial da empresa. A inclusão também possibilitará que o Ministério do Turismo forneça uma lista com os endereços virtuais oficiais às empresas de redes sociais, como o Facebook e Instagram, que, assim, terão subsídios para desativar perfis falsos que possam coexistir nas redes sociais.
O presidente da Resort Brasil, Sérgio Souza, parabenizou a agilidade da implementação da medida pelo Ministério do Turismo. “Aproveito para dizer da celeridade desta ação, encabeçada pelo Ministério do Turismo junto com o Ministério da Justiça, que começou com a união dos dois ministros discutindo esse assunto com o trade e foram muito céleres e rápidos em desenvolverem ferramentas que possam coibir este tipo de crime que não só é muito prejudicial a todos os nossos empreendimentos, mas também é prejudicial ao consumidor final, aos nossos clientes e aos nossos hóspedes”, disse.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, a medida se soma às diversas ações já adotadas pelos hoteleiros do país. “Gostaria de ressaltar a importância dessa iniciativa e destacar que a hotelaria independente e a ABIH Nacional sempre defenderam a prática regulamentada e o combate a atuação seja de empresas e pessoas que não estejam de acordo com as leis vigentes no país”, finalizou.
Para aderir a nova ferramenta, é preciso atualizar os dados no Cadastur. É só clicar no ícone da atividade e em alterar/Resolver pendência; ir até a aba “Informações da Atividade”, onde deverão ser inseridos esses dados no campo “Redes Sociais”; inserir o endereço do seu perfil oficial; e clicar em “alterar cadastro”.