Ministro do Turismo recebe título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e Medalha Tiradentes
Ministro foi homenageado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Crédito: Pedro França/MTur
Oministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recebeu nesta segunda-feira (07.02), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), duas importantes condecorações: o título de Cidadão do Estado e a Medalha Tiradentes. As homenagens foram propostas pela presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputada estadual Alana Passos. O presidente da Embratur, Carlos Brito, também foi agraciado pelos parlamentares fluminenses.
De acordo com a legislação vigente, o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro é concedido a personalidades nacionais, de outras unidades da Federação, que “deram provas inequívocas de identidade e afetividade para com o Estado do Rio de Janeiro”. Já a Medalha Tiradentes pode ser concedida a personalidades nacionais ou estrangeiras que, de qualquer forma, “tenham serviços prestados ao estado fluminense e ao Brasil”.
O ministro Gilson Machado Neto agradeceu as homenagens e destacou o potencial do Rio de Janeiro para a atração de visitantes do Brasil e do mundo. “Não tenho palavras para agradecer tamanho reconhecimento em um lugar que é referência para o turismo”, afirmou. “Quando um turista internacional fecha os olhos e pensa em viajar pelas Américas, a imagem que vem à cabeça é o Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar. Se o Rio de Janeiro fosse um país, seria o melhor país do mundo para atividade turística”, acrescentou o ministro.
Machado Neto também ressaltou ações do governo do presidente Jair Bolsonaro para ajudar o setor e preparar a retomada do turismo no país. “Foram várias as medidas com o objetivo de ‘desatrapalhar´ os empresários, que são os que, verdadeiramente, criam os empregos”, apontou. “Além disso, estamos há três anos sem mandar dinheiro para Cuba, para a Argentina, para a Venezuela. Agora os recursos ficam aqui e são investidos em obras para os brasileiros”, citou o ministro, lembrando que o MTur possui 3.200 obras de infraestrutura em andamento em todo o Brasil.
O presidente da Embratur, Carlos Brito, celebrou o recebimento da Medalha Tiradentes. “Este estado, marcado no imaginário de todos como um local mágico, com natureza exuberante, povo bem-humorado e receptivo, gastronomia, música e atrativos que simbolizam o Brasil, possui tantas qualidades turísticas que se tornou historicamente o principal cartão-postal para a representação do nosso país internacionalmente”, declarou.
A deputada estadual Alana Passos enalteceu a atuação do ministro Gilson Machado Neto em prol do Rio de Janeiro. “A gestão do ministro tem buscado proteger e promover o turismo do nosso estado. Ele tem contemplado o Rio de Janeiro com diversas medidas para atrair investidores e estimular o turismo doméstico, como a inclusão do estado no projeto Destinos Turísticos Inteligentes, além de tantas outras iniciativas que nos beneficiam indiretamente”, justificou.
TRADE – Após o evento na Assembleia Legislativa, o ministro do Turismo se encontrou com integrantes do trade turístico do Rio de Janeiro. Durante a reunião, Machado Neto destacou medidas em vigor para ajudar o setor e citou outras que devem ser lançadas em breve, especialmente no segmento de eventos. “Nós temos um desafio: sair o mais inteiro possível dessa pandemia, principalmente com os empregos, que é o que mais importa para nós”, comentou o ministro.
Fonte: Odia