BlogBoletim Informativo

HotéisRIO e ABIH-RJ realizam treinamento sobre identificação de bebidas falsificadas

Equipes dos hotéis do Rio acompanharam, no dia 11 de dezembro, no hotel Arena Copacabana, um treinamento para identificação de bebidas falsificadas na rede hoteleira. A capacitação foi organizada pela ABIH-RJ e pelo HotéisRIO, em parceria com ABBD (Associação Brasileira de Bebidas Destiladas), Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Governo do Rio de Janeiro (Sedcon) e Procon-RJ, com transmissão ao vivo para todo o estado.

O treinamento, viabilizado por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor Ministro Waldemar Zveiter (EDCON), teve como objetivo capacitar os trabalhadores que atuam em bares e restaurantes dos hotéis a identificar bebidas falsificadas, reconhecendo sinais de adulteração, riscos à saúde dos consumidores e impactos para o setor turístico e de hospitalidade.

O presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, ressaltou que iniciativas como essa reforçam o enfrentamento à falsificação de bebidas, destacando a importância de um olhar atento para proteger o consumidor e garantir padrões de qualidade e segurança nos estabelecimentos hoteleiros do estado. “A cidadania passa por identificar o que é falso, evitar que seja servido ao público e denunciar. Desta forma, apoiamos o trabalho das autoridades. É uma responsabilidade de todos nós. Que vocês repassem os conhecimentos aqui adquiridos para os para seus colegas de trabalho”.

De acordo com o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg de Paula Fonseca, a falsificação de produtos é um crime grave que coloca vidas em risco. “Não há limite para a atuação dos criminosos, de rolamentos falsos que colocam a vida de motoristas em risco a bebidas adulteradas com produtos químicos desconhecidos. A partir desse treinamento, o que vocês farão é salvar vidas, ao seguirem as recomendações de especialistas em segurança e ficarem atentos ao que forem servir”.

O presidente do Procon-RJ, Marcelo Barboza, lembrou que a entidade, em parceria com a Sedcon, vem atuando de maneira firme contra ações de contrabando, descaminho e falsificação. “O estado do Rio é conhecido mundialmente. Não podemos deixar que uma eventual imagem negativa corra o mundo. Por isso capacitações como essa, voltados para quem está na ponta, como vocês, são tão importantes. Com conhecimento, vocês poderão garantir aos seus clientes, turistas, que a bebida que vocês vão servir é segura”.

Já o presidente da ABBD, Eduardo Cidade, alertou que o mercado ilícito traz uma preocupação muito grande para a indústria brasileira. “Nesses recentes casos de contaminação por metanol, tivemos pessoas gravemente afetadas e até mesmo mortes. Vocês, que são a alma do turismo do Brasil, têm que ser treinados para eliminar o mal que esses bandidos estão fazendo. Também estamos trabalhando no Congresso para endurecer as penas para os falsificadores”.

Para o subsecretário de Proteção aos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais do Consumidor, Claudir Rodrigues, os colaboradores das equipes de A&B são as pessoas certas para defender o consumidor. “O setor hoteleiro do Rio é extremamente importante, não apenas para o estado, mas para o país. Temos todo interesse em andar de mãos dadas com vocês nessa cruzada contra a falsificação”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo