Com rígidos protocolos de segurança, hotéis do Sesc RJ são reconhecidos com ‘Selo Turismo Responsável’ e conquistam a confiança dos hóspedes
Quando chegou ao Brasil, a pandemia do novo coronavírus fez o setor Hoteleiro fechar as portas. A nova conjuntura exigiu articulação em busca de uma maneira diferente de receber os clientes, garantindo a segurança deles e também a dos funcionários dos hotéis em todo o país.
As equipes dos hotéis Sesc Copacabana, Sesc Nogueira (Petrópolis), Sesc Alpina (Teresópolis) e Sesc Nova Friburgo se reuniram para estudar qual seria a melhor forma de se prepararem para a reabertura. O debate contou com membros de diversos departamentos do Sesc RJ e se baseou na postura de instituições, associações de hotelaria e nas redes de hotéis internacionais.
A partir de agosto de 2020, as Unidades Sesc RJ voltaram a receber os hóspedes, seguindo rígidos protocolos de biossegurança para oferecer um ambiente acolhedor e, especialmente, seguro aos hóspedes e aos funcionários que trabalham na rede hoteleira. Todas as áreas de atuação dos hotéis – governança, lazer, bem-estar, recepção, alimentação, bebidas e outras – passaram a cumprir à risca os novos protocolos de segurança.
Desde então, as pessoas que se hospedam nos hotéis Sesc RJ contam com aferição da temperatura na entrada, tapetes sanitizantes, álcool gel disponível em todos os ambientes, barreiras de acrílico nas recepções e marcação no piso.
Os quartos são higienizados com produtos especializados, assim como toalhas, roupas de cama, controles remotos, maçanetas, telefones, torneiras, interruptores e todos os objetos e superfícies de contato que oferecem perigos de contaminação.
Cada grupo de hóspedes tem direito a usufruir por duas horas de áreas de lazer como a piscina, por exemplo. No intervalo entre um e outro grupo, o espaço passa por um criterioso procedimento de limpeza. As áreas de alimentação estão com menos mesas disponíveis e os funcionários usam equipamentos de segurança e proteção individual. Cada hotel tem um limite máximo de ocupação de 50%.
“Nos preocupamos o tempo inteiro com a segurança dos nossos funcionários e hóspedes. A receptividade do público foi ótima. Fizemos um levantamento de quem se hospedou conosco desde a retomada e algumas famílias já estiveram nas nossas unidades quatro ou cinco vezes nesse período. Ficamos muito felizes com essa avaliação. Temos recebido feedbacks muito bons”, conta Fernando Alves, Diretor de Programas Sociais do Sesc RJ.
Segurança reconhecida com selo de qualidade
No fim de 2020, em razão de todos as medidas contra a Covid-19, o Sesc RJ conquistou o “Selo Turismo Responsável” concedido pelo Ministério do Turismo, o que reforçou o compromisso da rede hoteleira com a segurança de suas equipes e seus clientes.
O selo está associado a um programa de boas práticas de higienização para cada segmento do setor Hoteleiro e funciona como um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar lugares que estão cumprindo protocolos específicos para prevenir a Covid-19.
Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar inscritas no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Mesmo com o reconhecimento do Ministério do Turismo, a instituição continua aperfeiçoando a operação de segurança conforme os decretos municipais. Por isso, nem todas as áreas de lazer estão abertas e outras estão com restrições de uso. As informações sobre cada unidade podem ser consultadas no site do Sesc RJ, no FAQ de cada hotel.
” O selo ‘Turismo Responsável’ realmente valida os protocolos que os estabelecimentos estão seguindo. Não é só um selo de hospedagem. Isso passou mais segurança para o nosso público. Estávamos fazendo mais do que os protocolos pediam. Quando fomos contemplados com o selo, tivemos certeza de estar no caminho certo, de acordo com as medidas previstas”, comemora o Diretor de Programas Sociais do Sesc RJ.
No Sesc Nogueira, dos 80 apartamentos, apenas 40 estão disponíveis, conforme o protocolo. Muitas famílias já se hospedaram mais de uma vez no local depois da reabertura, mas uma delas é especial para Ricardo Braga, Gerente do Sesc Nogueira.
“Recebemos com frequência um casal de hóspedes cariocas que já têm mais de 80 anos. Eles têm o costume de se hospedar conosco. Em novembro, quando souberam que estávamos abertos, voltaram a se hospedar no Hotel Sesc Nogueira, isso porque a filha deles, que é médica, analisou nossos critérios de segurança e permitiu que os pais se hospedassem aqui. É claro que é uma preocupação de caráter excepcional por serem do grupo de risco, mas a confiança que depositaram no nosso serviço nos dá tranquilidade e orgulho em saber que estamos no caminho certo”, avalia o gerente.
Hotéis na lista dos melhores do mundo da TripAdvisor
Os rígidos protocolos de segurança seguidos pelos hotéis do Sesc RJ, após a reabertura no segundo semestre, aliados ao conforto e bom atendimento proporcionados aos hóspedes, renderam uma premiação aos estabelecimentos.
Os hotéis Sesc Copacabana, o Sesc Alpina e o Sesc Nogueira conquistaram o Prêmio Traveller’s Choice 2021, concedido a 10% dos melhores hotéis do mundo, conforme apuração realizada pela plataforma TripAdvisor, com base na avaliação dos seus usuários.
“O ano de 2020 foi desafiador para todo o setor hoteleiro. Com um trabalho interdisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas, e seguindo as recomendações de organismos internacionais de saúde, normas governamentais e as melhores práticas do mercado, conseguimos retomar as atividades com segurança para os hóspedes e colaboradores, mas mantendo a qualidade dos nossos serviços”, avalia Fernando Silva.
Sesc Copacabana
Localizado a uma quadra de uma das praias mais conhecidas do mundo, o Hotel Sesc Copacabana se destaca na paisagem do bairro mais famoso do Rio pela fachada, assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com “ondas amarelas” projetadas sob inspiração do mar que está a poucos metros dali. O hotel conta com 120 apartamentos, com o diferencial de abrigar um espaço cultural que recebe projetos de vanguarda artística nas áreas do teatro, dança e música, além de exposições, oficinas e exibições de filmes. Saiba mais sobre o Hotel Sesc Copacabana em: https://www.sescrio.org.br/hoteis-sesc/hotel-sesc-copacabana/.
Sesc Alpina
Já o Hotel Sesc Alpina fica a 90 km do Rio de Janeiro, a cerca de 15 minutos do centro de Teresópolis, com vista para os pinheiros do Golf Club de Teresópolis e próximo à Serra dos Órgãos. Entre as comodidades que os hóspedes encontram estão um restaurante com pensão completa, lounge bar, piscina térmica, sauna a vapor, salão de jogos, sala de TV, churrasqueira, miniparque externo, sala de recreação infantil, garagem coberta, quadra de tênis, sala de ginástica, campo de futebol (gramado) e centro de convenções de 800m². Para mais informações sobre o hotel, acesse: https://www.sescrio.org.br/hoteis-sesc/hotel-sesc-alpina/.
Sesc Nogueira
Situado em uma área de 150 mil m², entre montanhas da Região Serrana, o Hotel Sesc Nogueira está a cerca de 85 km da capital, com muito verde, ar puro, ginásio poliesportivo, campo de futebol gramado, salão de jogos, sauna, brinquedoteca e parquinho para as crianças. A unidade conta também com cancha de bocha, trilha ecológica e quadra de tênis adaptada. Para informações sobre hospedagem no Sesc Nogueira, visite: https://www.sescrio.org.br/hoteis-sesc/hotel-sesc-nogueira/.