Blog

ABIH-RJ, por meio do programa PROENH-RJ, leva capacitação para hoteleiros em Paty do Alferes

O PROENH-RJ, programa de encontros voltado à capacitação do setor hoteleiro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), chegous a Paty do Alferes nos dias 5 e 12 de novembro, com um ciclo de palestras e atividades práticas voltadas à operação hoteleira e ao trade turístico. Os encontros aconteceram na Aldeia de Arcozelo.

O objetivo do PROENH-RJ é fortalecer a hotelaria fluminense por meio da atualização profissional, integração do setor e troca de experiências. A edição de Paty do Alferes reuniu gestores, profissionais e estudantes de hotelaria em uma tarde dedicada ao aprendizado e ao networking.

O programa integra a parceria entre a ABIH-RJ e a Prefeitura de Paty do Alferes, que prevê a criação de um selo de qualidade para certificação de meios de hospedagem e restaurantes, valorizando o turismo local e promovendo a excelência nos serviços oferecidos.

“O PROENH-RJ edição Paty do Alferes é a primeira fase para o recebimento do selo. A segunda etapa será composta por cursos de capacitação, como governança e recepção, organizados pela prefeitura. Já a terceira fase, prevista para 2026, contará com o programa consolidado da ABIH-RJ, o Procap-RJ, voltado à promoção e venda do destino”, explica Alexandre Moraes, coordenador da ABIH-RJ.

A programação do primeiro encontro do PROENH-RJ, no dia 5 de novembro, teve início com a palestra “A importância das entidades para o turismo que se faz entre os setores público e privado”, ministrada por Alexandre Moraes, que abordou o papel da ABIH-RJ como elo entre o trade turístico e o poder público. Na sequência, o subsecretário de Turismo e Eventos de Paty do Alferes, Alexandre O’Reilly, apresentou a palestra “Comunicação corporativa, relações públicas e gestão de crise”. Depois, Grace Nunes (turismóloga de Paty e hoteleira) falou sobre “Gerenciamento de receita e gestão comercial”. Jayme Neto, diretor geral do Hotel Fazenda Santa Barbara, compartilhou sua experiência na gestão comercial apresentando regras tarifárias e estratégias de precificação para rentabilizar os negócios do setor de hotelaria. Fechando a programação do dia 5, Gilvan Nunes, embaixador do Grupo Miolo, deu dicas para que os empreendimentos possam surpreender seus hóspedes com saborosos vinhos na palestra “Conhecimento em taça: sirva vinhos com excelência”.

No dia 12 de novembro, a empresária hoteleira Patrícia Beltran abriu a programação com insights sobre gestão geral e tecnológica na palestra “Além da hospitalidade: elevando a gestão da experiência do hóspede”.

Logo depois, Jayme Neto, diretor geral do Hotel Fazenda Santa Barbara, falou sobre gestão comercial apresentando regras tarifárias e estratégias de precificação para rentabilizar os negócios do setor de hotelaria. Depois foi a vez de desvendar as potencialidades do marketing na palestra “Como usar o

marketing para aumentar suas reservas diretas e sua margem de lucro” com Marcus Noé, CEO da Basi Marketing de Experiência. A programação do dia 12 foi encerrada com Marco Paes e Náthali Chagas, da TurisRio, que apresentaram em detalhes o Programa Estadual do Turismo Rural.

O PROENH-RJ ainda contou com a visita de Wanderson Farias, assessor especial da Setur-RJ na região do Vale do Café. Ele passou informações atualizadas sobre o calendário de eventos que a entidade apoia na região. A TurisRio também se fez presente com seu vice-presidente Marco Paes, que fecharam o programa com palestra sobre turismo rural.

No dia 13, representantes de ABIH-RJ e TurisRio fizeram visitas técnicas com o apoio da prefeitura local, que disponibilizou técnicos da secretaria de turismo para acompanhamento e prestação de informações sobre os lugares visitados. Foram visitados empreendimentos como Sitio Aletéia (hospedagem e atrativo), Sítio Palmares (hospedagem), Sítio Bom jardim (verduras e legumes orgânicos), Géleia Reunidas e Orquidário Boa Vista.

Os participantes aprovaram: “Parabéns pelas palestras em nossa cidade, foram muito enriquecedoras”, comentou o diretor geral da Pousada Nova Gironda, Lucas Faillace.

Para o presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, é muito positivo ver essa parceria entre entidades privadas e órgãos públicos dando resultados. “Paty de Alferes tem meios de hospedagem e equipamentos turísticos que merecem a atenção de quem visita nosso estado. Com o PROENH-RJ, esses empreendedores passam a ter ferramentas que os capacitam para que obtenham resultados ainda melhores”.

Sobre o PROENH-RJ – O programa de encontros voltado à capacitação do setor hoteleiro reforça o compromisso da ABIH-RJ em levar qualificação e inovação aos principais polos turísticos do estado. Desde sua criação, o programa já passou por diferentes regiões do Rio de Janeiro, consolidando-se como um importante instrumento de integração do trade e fortalecimento da hotelaria fluminense.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo