ABIH-RJ participa de reunião na ALERJ sobre inclusão digital pelo 5G em nosso Estado, confira
TÉCNOLOGIA 5G:
A ABIH-RJ a convite da ALERJ, esteve presente no Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado que aconteceu na manhã desta segunda-feira (09). Em relação a pauta do evento, foi debatida a inclusão digital pelo 5G em nosso Estado. O Fórum, foi mais uma ferramenta para expor e acelerar a implementação desta tecnologia.
Estiveram presentes o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sr. Igor Calvet, o CEO da Nokia do Brasil, Sr. Ailton Santos, integrantes do consórcio que está disponibilizando o projeto para o Brasil e em especial para o nosso Estado, dentre outros participantes, como os representantes de alguns municípios do interior do Estado. O prefeito de Rio das Flores, Vicente Guedes, compôs a mesa representando os prefeitos do estado e o deputado André Ceciliano a presidiu.
Foi exposto para os presentes que a tecnologia 5G é muito mais do que velocidade, é uma tecnologia que mudará não só as indústrias, mas também a sociedade através, por exemplo, da segurança pública, dentre outras. A tecnologia 5G traz uma infraestrutura de conectividade de estrutura urbana. O mundo tende de evoluir mais rapidamente com ela e o segmento da hotelaria não pode deixar de estar atualizado em relação a nova tecnologia.
O projeto conta como fator principal, a tecnologia 5G serem instaladas em postes de iluminação pública, gerando inúmeras oportunidades, para todo ordenamento urbano. Assim, os postes serão utilizados como emissores de sinal e monitoramento e não só de iluminação. Serão gerados parques de iluminação com essa tecnologia.
A fase atual, é de elaboração ou atualização das leis municipais, em referência ao solo e aos postes de iluminação, para que tenham a oportunidade de saírem na frente para o edital e consequentemente terem a possibilidade do aporte financeiro para dar início na implementação da nova tecnologia e seus benefícios.
Além dos subsídios do Estado (hoje em 2 bilhões de reais no fundo garantidor), a nova tecnologia é autossustentável e o governo só precisará dar início, para que a iniciativa privada compre a ideia.
OBS. Oportunidades: Compromissos de abrangência em 5G para o Rio de Janeiro:
. Todos os 92 municípios receberão 5G até 2029;
. 53 trechos de BRs, 225km de rodovias que receberão 4G;
. 134 localidades com total de 307 k habitantes que vão receber o 4G
. Item 9.1.5 do edital 5G tem possibilidade de priorizar escolha de cidades com leis atualizadas.
* Tão logo a ALERJ publique em seu canal, o vídeo do Fórum de hoje, republicaremos aqui, para que todos tenham acesso a esse projeto, tão importante para o nosso Estado. *
Em breve mais informações!
At.te.
Equipe ABIH-RJ