Foi realizada nesta quarta-feira, dia 30, a cerimônia de posse dos integrantes – entidades e pessoas físicas – dos quatro comitês de monitoramento das concessões dos serviços municipais de água e esgoto do Rio de Janeiro, criados pelo Governo do Estado. A hotelaria esteve representada pela ABIH-RJ.
Previstos nos contratos, os comitês são uma das instâncias de governança da concessão, que possui estrutura consultiva (de monitoramento, técnico, de titulares, do sistema de fornecimento de água, os verificadores e certificadores independentes) e deliberativa (agência reguladora e câmara de mediação). São formados por entidades do segmento, associações e membros da academia e presididos pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa).
Um dos objetivos é acompanhar a execução e o alcance das metas – atender 99% da população com água tratada e 90% com coleta de esgoto até 2033. Os integrantes deverão fiscalizar a prestação de serviços, participar do planejamento, propor melhorias e avaliar críticas dos usuários. O programa beneficiará 46 municípios, nos quais habitam 13 milhões de pessoas.
Para o vice-presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, é muito importante que a sociedade participe, fiscalizando e contribuindo com sugestões. “A meta é aprimorar as privatizações de serviços públicos, para que no futuro tenhamos melhores serviços”.