Notícias

Brasil bate recorde de turistas internacionais por via aérea no 1º trimestre

Brasil registrou recorde na chegada de turistas internacionais no primeiro trimestre de 2026, quando 2,33 milhões de visitantes estrangeiros desembarcaram no país por via aérea. O número representa alta de 19,4% em relação ao mesmo período de 2025. Os dados são da Embratur, com base em informações da Polícia Federal e do Ministério do Turismo.

Considerando todos os modais, aéreo, terrestre, marítimo e fluvial, o país também alcançou o melhor resultado da série histórica para o período, com 3,74 milhões de chegadas no trimestre.

O levantamento considera exclusivamente pessoas que residem fora do Brasil, tanto estrangeiros quanto brasileiros que vivem no exterior. Esse recorte permite medir com mais precisão o fluxo internacional de visitantes que ingressam no país, sem incluir brasileiros que retornam de viagens, oferecendo um retrato mais fiel do turismo internacional.

O ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, destacou que o desempenho do setor reflete uma atuação coordenada do governo para ampliar a presença do país no cenário global. “Os resultados do trimestre refletem o esforço conjunto do governo federal para ampliar a conectividade, modernizar a infraestrutura e posicionar o Brasil como um destino cada vez mais competitivo no cenário internacional”, afirmou.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, celebrou o fato de o Brasil ter alcançado, já no primeiro trimestre, cerca de 50% da meta de turistas internacionais projetada para o ano, conforme o Plano Nacional de Turismo 2024-2027.

Nosso objetivo é chegar, até o final do ano, a 7,5 milhões de turistas internacionais. Só no primeiro trimestre de 2026 já atingimos a metade da meta. O presidente Lula sabe da importância do turismo na geração de renda para o país e, por isso, o governo tem apoiado todas as ações que visam transformar nossas belezas naturais, nossa diversidade, culinária e cultura em riqueza para os nossos cidadãos”, afirmou.

Trimestre de crescimento – O desempenho da aviação se manteve positivo ao longo de todo o trimestre. Em janeiro, foram 742.848 chegadas por via aérea, crescimento de 22,15% frente ao mesmo mês de 2025. Em fevereiro, o número chegou a 835.464 visitantes (+15,44%) e, em março, a 750.934 (+21,36%).

Mesmo em meses em que o total geral de chegadas por todos os modais apresentou leve retração em relação ao ano anterior, como janeiro e fevereiro, o transporte aéreo seguiu em alta, reforçando seu papel como principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Brasil.

A Argentina lidera com folga o envio de turistas ao Brasil (780.578), seguida por Chile (316.252) e Estados Unidos (213.401). Também aparecem entre os principais mercados emissores países europeus, como Portugal (113.765) e Alemanha (74.409), evidenciando a diversidade das origens dos visitantes.

Ao analisar os principais portões de entrada de estrangeiros no país, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro concentram a maior parte das chegadas, com 855.191 e 843.615 desembarques, respectivamente. Santa Catarina também se destaca, com mais de 328 mil entradas, seguida por Bahia (83.570) e Pernambuco (52.031).


Fonte: Aeroin

Marília Silva

Jornalista especializada em turismo, hotelaria e economia do setor. Minha atuação é voltada para produzir informações confiáveis e atualizadas que fortalecem e contribuem para a divulgação de destinos turísticos e ações que reforçam a relevância da hotelaria e turismo no cenário nacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo