Blog

PM reforçará segurança na Zona Sudoeste

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou, no dia 18 de dezembro, uma solenidade de inauguração do Cerco Sudoeste, com ampliação do monitoramento, aumento da ostensividade policial na região e reforço da capacidade de resposta das equipes do 31º BPM, e do lançamento do Projeto “Pães de Maria”, no pátio do Batalhão, no Recreio dos Bandeirantes.

O evento marcou um importante avanço para a segurança pública, com a implantação do Cerco Sudoeste, que ampliará o monitoramento, aumentará a ostensividade policial na região e reforçará a capacidade de resposta das equipes do 31º BPM. As Tendas de Ostensividade atuam na prevenção e dissuasão de delitos, ao atuar como pontos visíveis de segurança, no apoio imediato à população, permitindo o acionamento rápido da polícia militar em casos de emergência e no aumento da ostensividade, com tendas posicionadas em pontos estratégicos que funcionam como bases avançadas de visibilidade.

A hotelaria carioca participou ativamente da implantação do programa, por meio de diversas reuniões com as autoridades de segurança pública, nas quais apresentaram suas necessidades, pontos que necessitavam de atenção e sugestões de melhorias. Além disso, os hotéis vão colaborar por meio da compra das tendas que ficarão localizadas em frente aos empreendimentos e oferecerão alimentação e infraestrutura para atender as necessidades básicas dos PMs de plantão. Os hotéis participantes são os seguintes: CDesign, Lagune Barra, Grand Hyatt, Ibis/Mercure Barra da Tijuca, Ribalta Hotel e Windsor Barra. Por essa atuação, o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, recebeu uma homenagem do 31º Batalhão de Polícia Militar

O secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes, lembrou que é constantemente acionado pelo presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, cobrando soluções de segurança. “Ele sempre fala comigo e acho isso ótimo. Nós, autoridades policiais, temos que ter esse retorno da sociedade civil, pois segurança é uma construção coletiva. Aí podemos oferecer alternativas adequadas às peculiaridades de cada bairro da cidade ou região do estado”.

Já o comandante do 31º BPM, Antonio Ludogero, ressaltou a importância do novo sistema para reforçar a segurança dos turistas que vistam o Rio de Janeiro. “Ultrapassamos a marca de 3 milhões de turistas este ano. Temos que proteger esses visitantes, que trazem prosperidade à nossa economia, hotéis e toda a cadeia do turismo”.

Durante a solenidade, também foi apresentado o Projeto “Pães de Maria”, iniciativa social dedicada ao apoio de mulheres vítimas de violência doméstica, promovendo capacitação em panificação, qualificação profissional e possibilitando a geração de renda, contribuindo para sua autonomia e independência financeira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo