Ações Realizadas ABIH-RJNotícias

Fórum Comercial debateu aumento de voos e incentivo à indústria audiovisual

O HotéisRIO realizou nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, a quinta reunião do ano do Fórum Comercial de 2025. A pauta do evento, realizado no Hotel Grand Mercure Rio de Janeiro Copacabana, abordou as oportunidades criadas pelo audiovisual e as novidades do Aeroporto Internacional Tom Jobim, que bateu recordes de passageiros, entre outros temas.

Na primeira apresentação do dia, Priscilla Cremer, executiva de Aviation Marketing do RIOgaleão, apresentou as novidades da malha aérea do Rio de Janeiro, que atingiu um recorde histórico em número de passageiros, com 17,8 milhões, superando os 17,3 milhões, melhor desempenho até então. “Os visitantes estrangeiros também foram recorde, com 1,58 milhão, superando até mesmo os 1,57 milhão de 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil. Estamos trabalhando firme para atrair mais empresas aéreas e incrementar a malha que conecta o Rio ao mundo”.

Leonardo Edde, diretor-presidente da RioFilme, falou sobre o impacto da cadeia do audiovisual na economia carioca, com desdobramentos em diversos segmentos, como hotelaria, alimentação e transporte. “Aproximadamente 70% dos orçamentos de filmes são investidos nesses setores, ou seja, cada produção rodada aqui no Rio traz muitos benefícios. Por isso, a Prefeitura investe nesse setor”. E vem colhendo os resultados: o Rio já ultrapassou Paris e Cidade do México em números de diárias de produções e já está se aproximando de Madrid. “Um dos recursos é o cash rebate. A produção submete um projeto e, se aprovado, poderá ter algumas despesas reembolsadas após a conclusão das filmagens. É simples e tem atraído produções domésticas e estrangeiras”.

Daniel Marques, diretor da AB2L (Associação Brasileira Lawtechs Legaltechs), fez uma apresentação do maior congresso de inovação jurídica do mundo, que acontecerá em maio de 2026 no Rio de Janeiro, com público estimado de 10 mil pessoas. “Queremos transformar o Rio em capital da inovação jurídica. Para tal, reunimos iniciativa privada, poder público e academia, em uma tripla hélice capaz de impulsionar o turismo corporativo em nossa cidade”.

O evento ainda contou com a participação da diretora de Marketing do Rock in Rio, Ana Decache, que falou das novidades da edição 2026 do festival.

O vice-presidente do HotéisRIO, José Domingo Bouzon, ressaltou que todos os bons resultados apresentados, dos números do Galeão às produções cinematográficas, são consequência de uma escolha feita, pelo poder público, de incentivar o turismo. “Foi uma decisão política, tanto do governo estadual quanto da prefeitura da cidade do Rio, de apostar no nosso segmento. E os números mostram o quanto nossa cadeia é capaz de gerar impactos positivos para a economia do Rio e do país”.

Marília Silva

Jornalista especializada em turismo, hotelaria e economia do setor. Minha atuação é voltada para produzir informações confiáveis e atualizadas que fortalecem e contribuem para a divulgação de destinos turísticos e ações que reforçam a relevância da hotelaria e turismo no cenário nacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo