Petrópolis recebe evento sobre mudanças climáticas nesta sexta-feira (23)
Um dos temas mais discutidos na atualidade, as mudanças climáticas e as suas consequências para a garantia da sobrevivência e sustentabilidade serão tema de evento que acontecerá nesta sexta-feira no Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e na Faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase/FMP): a 2ª Jornada da Virada Climática. A entrada é gratuita. Para participar, basta se inscrever pelo site Unifase.
O evento, criado em 2022, tem como objetivo promover a reflexão e a busca por soluções para problemas provocados por questões climáticas. Neste ano, o tema “Petrópolis 40º: e agora?” chama atenção para as características da cidade, os impactos mais severos na população mais vulnerável e as consequências das mudanças na saúde.
Estarão presentes no evento especialistas renomados na área, como o professor e pesquisador do Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Andrews José de Lucena; a pesquisadora do Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental (LabCAA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Camila de Moraes Gomes Tavares, e o cardiologista, Gustavo Borges Barbirato.
– As alterações climáticas promovem uma série de eventos em cadeia e de consequências desastrosas para todos. O comportamento humano buscando negar aquilo que é fato atrasou muito a tomada de decisões mais contundentes para o enfrentamento do processo de aquecimento global – lembra o professor Paulo Sá, que será mediador do encontro.
Durante a jornada, o professor Andrews José de Lucena vai falar sobre “Clima Urbano e Seus Impactos Socioambientais”, focando nas cidades do estado do Rio de Janeiro, com ênfase em Petrópolis. Lucena ressaltará a importância de compreender o contexto climático urbano da cidade, seus efeitos na saúde, organização interna e relações sociais, além de abordar estratégias de mitigação dos impactos.
Créditos: Extra