Turismo

Ministra do Turismo se reúne com representantes do setor aéreo

5a214273 1a72 437d 9616 3b740df300a0 Ministra do Turismo se reúne com representantes do setor aéreo
Ministra do Turismo cumpre agenda com representantes do setor aéreo. Crédito: Roberto Castro/MTur

Democratizar o acesso à aviação para que mais pessoas possam voar pelo país é um compromisso assumido pelo governo federal. Em mais um passo nesta construção, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, se reuniu nesta sexta-feira (12.05), em São Paulo (SP), com representantes das companhias aéreas Latam, Gol e Voepass para tratar do tema.

O objetivo foi de conhecer as estruturas das companhias e estreitar o diálogo sobre fatores que interferem no preço dos bilhetes aéreos, além de ações conjuntas que possam ampliar a conectividade aérea no país.

“O setor aéreo é um importante meio de conexão de destinos e pessoas. Mais turistas viajando pelo país significa mais empregos e renda gerados por meio da ampliação desta movimentação, impactando toda a cadeia produtiva do turismo. Por isso, estamos construindo soluções, em parceria com as companhias áreas e representantes do setor, para possibilitar que mais pessoas tenham a opção de usar este importante meio de transporte a preços mais acessíveis e com maior oferta de conexões”, explicou a ministra Daniela Carneiro.

A primeira agenda do dia ocorreu na sede da Latam, com o presidente-executivo da companhia, Jerome Cadier; a diretora de Assuntos Corporativos da Latam, Maria Elisa; e a gerente de Assuntos Regulatórios, Tatiane Viana.

A Latam opera, hoje, em 55 destinos e, no primeiro trimestre deste ano, teve a maior participação entre os 23,8 milhões de passageiros que passaram pelos aeroportos brasileiros (37,5%).

Na sequência, a ministra se reuniu com o presidente da Voepass, José Luíz Felício; e o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Carlos Alberto Cordeiro Damião. A companhia é a mais antiga em operação no país, com 27 anos de atuação. Hoje, opera em 40 destinos, tendo como foco a aviação regional.

Ainda nesta sexta-feira, a ministra Daniela Carneiro se encontrou com o CEO da Gol, Celso Ferrer; e a diretora de Relações Institucionais, Renata Fonseca; a vice-presidente de Clientes, Carla Fonseca; o vice-presidente Comercial, Eduardo Bernardes; e o assessor da presidência Alberto Fajerman.

Por dia, são transportados cerca de 100 mil passageiros pela companhia, que voa para 73 destinos no país. Lá, a ministra conheceu o Centro de Engenharia da empresa que acompanha, em tempo real, a operação de voos, a partir de uma série de indicadores, como partidas e chegadas, taxa de pontualidade, condições do clima, entre outros.

Também participaram dos encontros o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos e Normativos, Wilken Souto; e a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro.

Sobre o tema, desde o início do ano, a ministra do Turismo já vinha dialogando com representantes da Associação Brasileira de Empresas Aéreas e da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

NÚMEROS DA AVIAÇÃO – Em março deste ano, 7,4 milhões de passageiros se locomoveram em viagens pelo país – número 15,5% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, mas ainda 3,5% abaixo do volume pré-pandemia (2019). No primeiro trimestre do ano, o número de passageiros ultrapassa a marca de 23,8 milhões.

Em relação a chegada de turistas internacionais, foram mais de 2,3 milhões no primeiro trimestre do ano, superando o registrado em 2019, ano pré-pandêmico, quando cerca de 2,29 milhões de turistas entraram no país. Com a alta na movimentação, os gastos destes turistas também cresceram e contabilizaram o melhor mês de março dos últimos seis anos, incremento de US$ 570 milhões a partir da chegada de 577,2 mil turistas internacionais no país.

 

Por Amanda Costa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo